A linha laranja é a mais longa de Inhotim

linhalaranjadestaque

 

No terceiro dia em Inhotim, fizemos a linha laranja, a mais longa. Recomendo o uso do carrinho e levar um lanchinho básico, pois no trajeto não existem muitas opções de lanchonetes.

Começamos por Ttéia 1C da brasileira Ligia Pape. Gravadora, escultora, pintora, professora e artista multimídia brasileira, identificada com o movimento conhecido por neoconcretismo.

Ligia-Pape-inhotim
Ligia Pape

A sua obra marcada pelo abstracionismo geométrico e por uma diversificação exemplar. Ficamos mais de um a hora lá tentando tirar fotos com os parcos recursos fotográficos que tínhamos. Acho que não deu muito certo. Enfim, eis o resultado.

LigiaPape-inhotim
Os fios metalizados de Lygia Pape

A Galeria Adriana Varejão, foi construída por Bernardo Paes para sua ex-mulher.a número 6.  Adriana é  uma artista plástica brasileira contemporânea. Ficou conhecida pelos seus trabalhos que refletem o colonialismo europeu no Brasil, e também por trabalhar diversos temas como sensualidade e violência em suas peças.

Adriana-Varejão
Adriana Varejão

Dá próxima vez que vou voltar para lá, pretendo ficar algumas horas só nesse jardim zen , o Veredas.

Jardim-Veredas
Jardim Veredas, só contemplação.

A inspiração vem de João Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas. “O senhor estude: o buriti é das margens, ele cai seus cocos na Vereda – as águas levam – em beiras, o coquinho as águas mesmas replantam; daí o buritizal, de um lado e do outro se alinhando, acompanhando, que nem por um cálculo”. Paisagismo obra do Pedro Nehring

Jarbas Lopes e seus fuscas com lataria trocada que de vez em quando se deslocam em Inhotim.

jarbaslopes
Os fusquinhas de Jarbas Lopes

No final da trilha a obra Labirinto da espanhola Cristina Iglesias

A Galeria Cosmococa é imperdível. Lá estão os 5 Blocos-Experiências quasicinemas de Oiticica e D’Almeida.

cosmococca1
Um dos blocos da Galeria Cosmococa

E lá dentro tem piscina, viu?

piscina-cosmococa
Piscina na Galeria Cosmococa

Você acha que é uma árvore suspensa? Eu também achava. Elevazione de Giuseppe Penone

Elevazione de Giuseppe Penone
Elevazione de Giuseppe Penone

Quando Chris Burden tinha 12 anos, foi submetido a uma cirurgia de emergência sem anestesia, no pé esquerdo que foi seriamente injuriado em um acidente com motocicleta na Itália.

Chris Button
Chris Burden

Esse evento traumático parece ter sido o catalisador do seus futuros trabalhos que focaram em dor física auto-infligida. Durante o longo período de convalescença que se seguiu, tornou-se profundamente interessado em artes visuais e particularmente em fotografia. Durante 12 horas um guindaste de 45 metros de altura lançou em uma poça de cimento fresco as 71 vigas que compõem a obra.

beam-drop-inhotim
Beam drop de Chris Button

Sua outra obra, Beehive, simula uma estrutura bélica de defesa.

beenhive
Beenhive de Chris Button

Na Galeria Carlos Garaicoa, o artista cubano com sua obra Ahora juguemos a desaparecer que foi feita pensando especificamente na cidade como palco de guerra, numa mecânica agonizante entre destruição e reconstrução.

Ahora-juguemos-a-desaparecer-inhotim
Ahora juguemos a desaparecer

Para esta apresentação da obra, um antigo estábulo de uma fazenda remanescente da região de Inhotim foi reformado, mas mantém muitas de suas características originais.

Carlos-Garaicoa
Carlos Garaicoa

A “Piscina” de  Jorge Macchi é um obra e uma agenda, que pode ser utilizada pelas pessoas que visitam Inhotim.

piscinaagenda
A obra-piscina de Jorge Macchi

Gostoso mesmo é brincar com esses vasos/letras da Marilá Dardot.

Marilá-Dardot-inhotim
Marilá Dardot e seus vasos em forma de letras.

No Galpão,  a video instalação  I am not me, the horse is not mine,  do artista sul-africano William Kentridge, baseada na obra o Nariz de Gogol. Adorei! O artista é uma referência nas relações entre desenho e imagem em movimento. Infelizmente, não consegui uma foto boa para mostrar para você.

Nesse caleidoscópio gigante o telespectador é convidado a brincar com as imagens, geradas com o movimento da obra.

caleidoscopio-inhotim
Olafur Eliasson com a sua Viewing Machine

O Jardim Desértico e o dos sentidos é maravilhoso!

jardim-desertico-inhotim-viagem
Jardim Desértico
jardim-desertico-inhotim-final
Jardim Desértico em Inhotim

Na Galeria Psicoativa Tunga, tem um espaço delicioso, fica na parte inferior. Não perca!

palmares-tunga
Exposição de Tunga na sua Galeria Psicoativa
galeriatunga
Ão, projeção em tela, na Galeria Psicoativa do Tunga

A foto em destaque, na parte superior desse post, foi tirada em frente da obra Folly de Valeska Soares. A luz interna dentro da construção dessa artista  não permitiu a retirada de fotos. Adorei esse lugar também. Você entra,  uma magia te contamina, e a música e projeções fazem você querer dançar. Então dance!

O Vandário de Inhotim

Para quem não sabe (eu não sabia), vandário é o local onde ficam orquideas da família Vandácea. O Vandário de Inhotim tem cerca de 350 orquídeas  vandáceas, originárias do Sudeste Asiático e da Austrália, e é o  o único do Brasil aberto ao público.

Vandário
Vandário de Inhotim

As linhas rosa e amarela estão em posts especificos. Espero que tenha gostado. Minha intenção foi apenas de dar uma noção daquilo que te espera em Inhotim.

Se puder deixar um comentário aí embaixo, agradeço muito.

Fontes:

http://www.inhotim.org.br

 

 

 

Fernanda Moretzsohn

Olá, eu sou a Fernanda. Mãe de três. Casada. Viciada em leitura e café. Apaixonada por aventuras e natureza. Adoro malhar e sentar no chão. Detesto água fria, shoppings e fazer compras. Acho que temos o suficiente e que perdemos muito do nosso precioso tempo de vida com compromissos desnecessários e preocupações fúteis. Sou consumista, de viagens. Quando aparece uma chance faço uma malinha enxuta e embarco! No avião, trem, carro ou canoa, tanto faz. Melhor ainda se for a pé. Adoro compartilhar o que tem nesse nosso mundão com você. Me acompanha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *