Porto, segunda maior cidade de Portugal, é belíssima. Merece um livro. Qualquer relato seria superficial e raso. Como imagens falam mais que mil palavras, fiz um resumão selecionando aquelas das melhores experiências que tive por lá. Espero que você se inspire!
#1. Livraria Lello: sentar na poltroninha e folhear um livro.
Torça para não pegar filas, tanto para comprar o ingresso, como para entrar . Fui lá duas vezes. Na primeira deu sorte. Era um final de tarde e entrei direto. Na segunda, em torno do meio-dia, estava lotada. A arquitetura e decoração do interior compensam o esforço!
#2. Jardins do Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal está fechado, mas observar os românticos casais e curtir as maravilhosas vistas valem a visita. É um lugar calmo, de reflexão e belas vistas da cidade.
#3. Tomar um café (caríssimo) no suntuoso, elegante e famoso Café Majestic.
A Colombo de Porto é um luxo só. Situado na Rua Santa Catarina, faz parte da história da cidade. Célebres intelectuais já saborearam café nas suas lindas chávenas.
#4. Passeio de barco pelo Rio Douro
Os terraços cobertos por parreiras nas colinas são uma constante nesse passeio que sai de Porto. O engenhoso sistemas de eclusas ( são três), permitiram a navegação nesse trecho do Douro. Ao final, os charmosos painéis de azulejos da Estação de Trem de Pinhão.
#5. Parque da Cidade
Para os amantes da natureza, o Hide Park de Porto é o local ideal para uma caminhada pela manhã. O Parque da Cidade é o maior parque urbano de Portugal, com uma área de 83 hectares e cerca de 10 km de caminhos. O paisagismo é de autoria do arquiteto Sidónio Pardal.
#6. Mercearia “Pérola do Bolhão“
A originalidade da sua fachada chama a atenção de quem passa na sua frente. Fundada em 1917, pelo pai de António Reis, atual dono da loja (fica no caixa), é uma das mais famosas casas de comércio tradicional da cidade. Dificilmente você irá sair sem levar pelo menos uma porção de frutas desidratas!
#7. Estação de Trem São Bento
A estação central de trem foi inaugurada em 1916, no local de um antigo convento. Os belíssimos painéis de azulejos são de autoria de autoria de Jorge Colaço e retratam os transportes do passado, festas rurais e cenas históricas.
#8. Igreja dos Clérigos e as vistas da sua Torre.
Construída no século XVIII, entre 1732 e 1749, a Igreja dos Clérigos faz parte da obra mais emblemática do arquiteto Nicolau Nasoni (1691-1733) que soube como ninguém, conjugar o granito, mármore e a talha dourada. Da Torre tem-se belas vistas da cidade.
Torre e Igreja dos Clérigos
#9. A Ribeira
Sempre alegre e agitada é um lugar imperdível na cidade. As simpáticas estátuas humanas animam os transeuntes. Se preferir, é só sentar é ficar admirando o Douro e a imensidão de turistas que toma conta da paisagem.
#10. A Catedral /Sé do Porto, Museu e Pelourinho.
Construída na parte mais alta da cidade, da ampla praça da catedral, tem-se uma vista maravilhosa da cidade.
#11. As catacumbas da Igreja de São Francisco e seu rico interior.
Ouro reluz por todos os cantos e fendas, do rico inteior dessa são mais de 200kg que recobrem o altar, colunas e pilares no interior dessa igreja do século XVIII.
#12. Igreja de Ildeafonso
Como ficamos hospedados próximos à Praça da Batalha, quase todos os dias passávamos em frente dessa encantadora igreja. Os painéis de azulejo são de autoria de João Golaço, o mesmo da Estação de Trem São Bento. O céu azul foi uma constante durante quase toda nossa estadia em Porto.
#13. Praça da Liberdade
A estátua do D. Pedro IV (de Portugal) , nosso D. Pedro I, ocupa lugar de destaque nessa maravilhosa praça. A arquitetura dos prédios do entorno são de cair o queixo!
#14. A simpatia e hospitalidade dos Portuenses.
Os portuenses são super receptivos e hospitaleiros.
#15. Os divertidos escritos do comércio
Por todos os cantos lemos dizeres engraçados, como esse aí, da foto.
Espero que tenha gostado.
Não se esqueça de me fazer companhia, curtindo a fanpage www.facebook.com/malaenxuta.
Veja também os 9 conselhos que eu daria para quem está indo para Portugal, basta clicar aqui.
um forte abraço!
Fernanda
2 respostas
Excelente, Fê!! Td arquivado com carinho!
Bjs
Feliz que esteja aproveitando, Iná! Beijão para vc, minha querida 🙂