Medellín é a segunda maior cidade da Colômbia e capital do Departamento de Antioquia. Fica localizada no Vale Aburrá, região central dos Andes na América do Sul.
A cidade foi fundada em 1616, quando o espanhol Francisco Herrera Campuzano ergueu a pequena vila (poblado) de São Lourenço de Aburrá, onde hoje se localiza o Bairro de El Poblado.
Por que conhecer Medellín?
Totalmente diferente de Bogotá e Cartagena, mas precisa ser descoberta, me entende? 😉
Já foi considerada a cidade mais violenta do mundo. Hoje é uma das melhores cidades da Colômbia para se viver. A taxa de homicidios foi reduzida em 80%!!!!. Uma Fênix. Percebe-se um empenho conjunto da população e do governo na re-construção de uma imagem positiva, desvinculada do seu passado sombrio, visando atrair os olhares dos turistas e de empreendedores. Falando nisso, veja essa reportagem e entenda porque Medellin é uma das cidades mais inovadoras do mundo. Você sabia? Eu não. Acho que é um excelente exemplo para nos espelharmos e um bom motivo para conhecê-la.
Sobre Medellin, algumas dicas e impressões que gostaria de lhe contar.
1. Onde ficar: El Poblado ou San Diego.
Nos hospedamos no Hotel Casa Victoria em San Diego, que fica do lado de El Poblado e gostamos muito! É um hotel simples, com uma vista maravilhosa da cidade, quartos bons e espaçosos, excelente atendimento, honestos e ótima relação custo/beneficio 👍.
O Bairro El Poblado é muito arborizado, aliás como toda a cidade.
2. Onde comer: várias opções em El Poblado
Se ainda não experimentou o arroz de côco, não sabe o que está perdendo! Desde Bogotá já havíamos sido apresentados para essa delícia. Almoçamos um dia no Mondongos, onde a sopa de mondongo, claro, é a especialidade da casa. Um tipo de sopa de tripas ou buchada.
3. Como se locomover na cidade?
Metro, tramway e metrocable – excelentes!
O metro de Mendellim é novo, limpo e organizado.
O sistema de integração é muito bom. Barato. Os metros são limpos. Os vagões modernos. O cable car não tem uma função turística, foi uma forma inteligente de facilitar os acessos em uma cidade com tantas montanhas.
4. Para fotografar
Para quem gosta de fotografar achei dois lugares de onde dá para tirar fotos bem bacanas:
(1) Do terraço da Biblioteca EPM, tem-se diferentes ângulos da Plaza de Las Luzes que fica em frente.
(1) Do Palácio da Cultura têm-se as melhores vistas da Plaza Botero e Museu da Antioquia.
5. Free walking tour– para conhecer cidade e sua história.
infelizmente perdi todos. Tem que reservar antes pela internet. Acho a melhor maneira de descobrir qualquer lugar, inclusive Medellín.
6. Pablo Escobar Tour: com a Paisa Road, o mais imparcial e em conta.
Adquira o passeio em hostels (60.000 COPS/ pessoa). Comprei no Happy Budha Hostel, que fica em El Poblado.
Uma das paradas do tour é o Santuário da Rosa Mística, um local que certamente você não conheceria se não fosse dessa forma.
Incoerentemente, nesse local, os sicários (assassinos contratados por traficantes) pediam proteção à virgem e sucesso nas suas execuções, algo mais ou menos assim. Pode?
O nosso guia do tour, nos indicou alguns filmes e séries sobre Escobar e assuntos correlatos:
– Os dois Escobares: uma trágica relação que deixou uma ferida aberta.
– Escobar, el patrón del mal.
– Breaking the tabu.
– Rosario tirreras
Para maiores informações sobre esse tour acesse: http://paisaroad.com/tour-pablo-escobar
7. Tempo de estadia em Medellín: 4 dias.
Se você se organizar é possível ter uma boa ideia da cidade em 4 dias.
Logo no primeiro dia pegue um daqueles ônibus que fazem o tour pela cidade. Pegamos o Turibus. Existe um ponto no Parque de El Poblado. Vale a pena para ter uma noção geral da cidade e localizações. Ele para em pontos turisticos ou com acesso para eles, tais como: Parque de los Deseos, Plaza Botero, Parque de Los Pies Descalzos Cerro Nutibara Y Pueblito Pasa, entre outros.
8. Um conselho…
Se for um(a) perguntelho (a ) como eu, que não tem desconfiômetro e quer saber a opinião sobre pessoas e fatos dos locais, tenha cautela!
– sobre Escobar: pessoas pobres gostavam dele, todo o resto o odiava!
– sobre as negociações com as Farcs: o governo está se vendendo para eles e o Santos (presidente) é um maricon.
9. O clima: muito agradável
Medellín é conhecida como a cidade da eterna primavera. Está localizada em um vale e repleta de vegetação. Tudo isso contribui para seu clima ameno e agradável.
10. Melhor vista de Medellim: Cerro Nutibara
É onde fica também o Pueblito Paisa, uma miniatura de uma cidade típica vila colombiana. É um dos pontos dos ônibus que fazem sighseeing tour que mencionei no item 8.
11. Caso queira dar uma escapadinha: Pedra de Guatapé ou El Peñol
Nos hotéis irão te oferecer esse passeio que me pareceu bem interessante. Não cheguei a faze-lo porque tenho por principio me concentrar e explorar mais o lugar que estou antes de partir para as redondezas. Se tiver mais tempo, acho uma boa opção e o custo não é elevado.
A Pedra de Guatapé ou El Peñol é uma rocha de 220 m de altura, da qual se tem uma bela vista da Represa El Peñol.
Espero que tenha gostado das dicas. Se já esteve por lá, deixe registrado nos comentários suas dicas e sugestões para que possamos ajudar mais viajantes. Para mais posts sobre Bogotá leia:
Olá, eu sou a Fernanda. Casada e mãe de três moços. Sou apaixonada por aventuras e natureza. Adoro ter novas experiências, conhecer outras culturas, sair da zona de conforto. Fico de olho nas promoções de passagens
aéreas e quando surge uma oportunidade, cato na hora. Estudo, leio e faço o roteiro. Sem complicar, faço uma malinha bem leve e vou. Me acompanha?
2 respostas
Fernanda, adorei as informações sobre a Colômbia. Confesso que tinha um certo preconceito e receio de visitar esse país, por tudo o que vemos na mídia. Que bom que você mudou minha opinião. Abraços.
Oi Rose, que bom que gostou. Os colombianos, de um modo geral, são muito educados e hospitaleiros também o que torna a estadia ainda melhor. Ah! Lembrei…a Colômbia está mais perto de vocês, aí do Pará, do que de nós, paulistas 🙂 bjs amiga
2 respostas
Fernanda, adorei as informações sobre a Colômbia. Confesso que tinha um certo preconceito e receio de visitar esse país, por tudo o que vemos na mídia. Que bom que você mudou minha opinião. Abraços.
Oi Rose, que bom que gostou. Os colombianos, de um modo geral, são muito educados e hospitaleiros também o que torna a estadia ainda melhor. Ah! Lembrei…a Colômbia está mais perto de vocês, aí do Pará, do que de nós, paulistas 🙂 bjs amiga