Colina das Cruzes: um lugar bizarro na Lituânia

Em junho desse ano estive nos países bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia.  Nunca poderia imaginar que o último deles seria a maior supresa da viagem.

Lugares peculiares na Lituânia

Existem dois lugares na Lituânia peculiares: a Colina das Cruzes e o Parque Nacional do Istmo de Curlândia. Esse post é sobre o primeiro.

A Colina das Cruzes (Kryžiu kalnas)

Cheguei lá de trem. Sentido Klaipeda a partir de Vílnius, capital da Lituânia. Custo da passagem: 9,70 euros.

Desci em Siauliai e sai à procura de um lugar para tomar um café decente. Achei um shopping e uma cafeteria. Do lado ficava a rodoviária, meu plano B, caso não encontrasse uma  bicicleta para alugar. A colina ficava a 16 km de Siauliai, uma distância possível de ser encarada.  O dia estava maravilhoso e a temperatura ideal. Não encontrei uma bike. Era domingo, talvez fosse esse o motivo.

Acionei o plano B. Fui até a rodovária, comprei a passagem para Domantai (1 euro).O ponto para pular fora não tem erro, já que 90% da lotação vai para o mesmo lugar. Desci na parada que ficava no acostamento da estrada. O ônibus parou literalmente na estrada (rs).

Da parada do bus até o lugar são mais 2km de caminhada  beirando uma estradinha vicinal. Uma fileira de ciprestes contribuía com a sombra e uma plantação de centeio completava o cenário até a entrada para a colina.

No local tem uma estrutura básica turística. Lojinhas vendem souvenires e cruzes. O preço é proporcional ao tamanho. Comprei uma tamanho “pp” para marcar presença. Sempre existe a esperança de que, nesses lugares sagrados, os nossos pedidos recebam uma atenção especial, por isso não costumo perder essas oportunidades.

Colina das Cruzes
Cruzes para serem fincadas na colina. Preço de acordo com o número (tamanho).

Não se cobra nada para entrar. Achei esse um detalhe bem relevante porque não aprecio a mistura de religião com exploração capitalista, pra mim totalmente sem sentido. Mas é apenas uma opinião isolada.

De uma certa distância já se observa aquele mundaréu de cruzes. Os números são divergentes. Alguns falam de 200 mil, outros de 400 mil. A verdade é que são cruzes é mais cruzes, incluindo cruzes penduradas em outras cruzes.

Colina das Cruzes, Lituânia
Colina das Cruzes, Lituânia

O Papa João Paulo II deixou a dele durante sua visita no local, onde também rezou uma missa.  Eu deixei a minha em um local com sombra e na companhia de outra, para não se sentir muito isolada.

“Obrigado Lituânia por essa Colina das Cruzes a qual testemunha para as nações da Europa e do mundo todo a fé das pessoas dessa terra” João Paulo II 07/09/1993

Origem desse lugar bizarro

Existem duas hipóteses segundo o Lonely Planet:
1. Criada em 3 dias e 3 noites por famílias de guerreiros mortos em uma grande batalha.
2. Um pai desesperado para salvar sua filha doente cravou a primeira cruz, depois vieram as outras.
As primeiras cruzes apareceram primeiro no século XIV!!!!
Falam de 400 mil cruzes. Contribui com mais uma 

“ A Colina das Cruzes” ganhou um imenso significado nas vidas dos devotos lituanos na era Soviética como um sinal de resistência ao regime totalitário.

No dia 07/09/1993 , o Papa João Paulo visitou e celebrou uma missa para 100 mil pessoas no local.

Não se esqueça de curtir o insta @malaenxuta e fanpage do blog. Forte abraço!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.