Se você gosta de natureza, caminhar, fazer trilhas e escaladas, os Parques Nacionais de Montenegro são um prato cheio! Nunca subi tanto na minha vida, degraus ou rochas.
De Belgrado, peguei o trem até a Vilazinha de Kolasin, local base para ir até o primeiro dos Parques Nacionais que queria visitar. O percurso dura 9 horas mas não dá nem prá sentir. A paisagem é linda e logo você percebe o porquê do nome desse país.
A entrada principal do Parque Nacional Biogradska Gora, primeiro dos 4 Parques Nacionais que visitei em Montenegro, fica entre Kolasin e Mojkovac, na estrada que liga Belgrado a Podgorica.
Peguei um taxi de Kolasin até lá, porque é pertinho e também não há outro jeito mesmo. Chegando lá o programa é dar a volta ao redor do Lago Biogradska que tem mais ou menos uns 5 km. No parque não há nenhum lugar para deixar a bagagem, minha sorte é que estava com uma mochila de apenas 6kg. Se tivesse com uma mala convencional não teria como fazer o passeio.
Embora seja o menor dos 4 parques de Montenegro, contem uma vasta diversidade de flora e fauna e uma floresta com árvores de 500 anos!


A saída do Parque desemboca na estrada, onde peguei um ônibus até a rodoviária de Mojkovac e de lá uma Van até a Ponte Tara. Dizem que o Canyon do Rio Tara é o maior da Europa, verdade ou mentira o visual é simplesmente um deslumbre!!


Parque Nacional Durmitor
O próximo destino era outra cidadezinha Zablajak . Essa pequena cidade está localizada no ponto mais alto dos Balcãs, tem uma população de apenas 1937 habitantes e fica no centro da região das montanhas Durmitor, onde fica o parque de mesmo nome.
No dia seguinte, após uma noite de descanso, a programação era conhecer o Parque e fazer uma trilha que chegava até uma caverna de gelo. Do centro da cidade até a entrada do Parque já é uma boa caminhada e o visual é lindo! Não acha?

Muito turistas só chegam até o lago, e poucos se aventuram pelas trilhas. A verdade é que é preciso um preparo físico mínimo para aproveitar esse tipo de passeio, mesmo tendo um certo condicionamento, existe também a questão da altitude portanto, prepare-se!
As trilhas no Parque são sinalizadas por marcas em pedras. Como era baixa estação, havia poucas pessoas se aventurando nessa empreitada. Foram 8 horas no total para tentar chegar à caverna de gelo, subida direto. No meio do caminho, para se refrescar, existe a cabana do Mr Beer, um campesino que vende cerveja e água aos alpinistas e caminhantes. A paisagem lá de cima é demais!Não consegui chegar até o destino final. Comecei a ter dor de cabeça e me sentir mal, apesar de todo preparo físico que procuro ter para viajar, senti que esse tipo de atividade exige um treino específico devido a rarefação do ar.



Parque Nacional Lovcen e do Lago Skadar
De Zabljak desci de Van até a Baia de Kotor, ponto de partida para conhecer os outros dois Parques Nacionais, o Parque Nacional Lovcen e o Parque do Lago Skadar. Para chegar até esses dois Parques peguei um tour que saia do Hostel Old Town Kotor que tbém incluia Cetinje e Budva. Indico!


Gostou? Me conta, deixe seu comentário aí embaixo, por favor.
bjs
2 respostas
Muito top. Ficou muito legal o post! Excelente sugestão!
Dani,
Só podia ser vc….obrigada pelo estímulo! abs