Você gosta de natureza? Conheça os Parques Nacionais de Montenegro!

montenegro

Se você gosta de natureza, caminhar, fazer trilhas e escaladas, os Parques Nacionais de Montenegro são um prato cheio! Nunca subi tanto na minha vida, degraus ou rochas.

De Belgrado, peguei o trem até a Vilazinha de Kolasin, local base para ir até o primeiro dos Parques Nacionais que queria visitar. O percurso dura 9 horas mas não dá nem prá sentir. A paisagem é  linda e logo você percebe o porquê do nome desse país.

A entrada principal do Parque Nacional Biogradska Gora, primeiro dos 4 Parques Nacionais que visitei em Montenegro, fica entre Kolasin e Mojkovac, na estrada que liga Belgrado a Podgorica.

Peguei um  taxi  de Kolasin até lá, porque é pertinho e também não há outro jeito mesmo. Chegando lá o programa é dar a volta ao redor do Lago Biogradska que tem mais ou menos uns 5 km. No parque não há nenhum lugar para deixar a bagagem, minha sorte é que estava com uma mochila de apenas  6kg. Se tivesse com uma mala convencional não teria como fazer o passeio.

Embora seja o menor dos 4 parques de Montenegro, contem uma vasta diversidade de flora e fauna e uma floresta com árvores de 500 anos!

Floresta-do-Biogradaska-Parkcerto
Floresta Centenária do Parque Biodraska
PescadorBiogradaska
Lago Biogradaska

A saída do Parque desemboca na estrada, onde  peguei um ônibus até a rodoviária de Mojkovac e de lá uma Van até  a Ponte Tara. Dizem que o Canyon do Rio Tara é o maior da Europa, verdade ou mentira o visual é simplesmente um deslumbre!!

Tara-Canyonblog
Tara Canyon
Tara-Bridgeblog
Tara Bridge

Parque Nacional Durmitor

O próximo destino era outra cidadezinha Zablajak . Essa pequena cidade está localizada no ponto mais alto dos Balcãs,  tem uma população de apenas 1937 habitantes e fica no centro da região  das montanhas Durmitor, onde fica o parque de mesmo nome.

No dia seguinte, após uma noite de descanso, a programação era conhecer o Parque e fazer uma trilha que chegava até uma caverna de gelo. Do centro da cidade até a entrada do Parque já é uma boa caminhada e o visual é lindo! Não acha?

Caminho-para-o-Durmitor-Park-certo
Trecho entre Kolasin e o Parque Biogradska

Muito turistas só chegam até o lago, e poucos se aventuram pelas trilhas. A verdade é que é preciso um preparo físico mínimo para aproveitar esse tipo de passeio, mesmo tendo um  certo condicionamento, existe também a questão da altitude portanto, prepare-se!

As trilhas no Parque são sinalizadas por marcas em pedras. Como era baixa estação, havia poucas pessoas se aventurando nessa empreitada. Foram 8 horas no total para tentar chegar à caverna de gelo, subida direto.  No meio do caminho, para se refrescar, existe a cabana do Mr Beer, um campesino que vende cerveja e água aos alpinistas e caminhantes. A paisagem lá de cima é demais!Não consegui chegar até o destino final. Comecei a ter dor de cabeça e me sentir mal, apesar de todo preparo físico que procuro ter para viajar, senti que esse tipo de atividade exige um treino específico devido a rarefação do ar.

caminhada-Durmitor-Park
Trilha Parque Durmitor
DSCN4196durmitor-lake
Lago Durmitor
DSCN4167Mr-Beer
Mr Beer- água e cerveja para abastecer na trilha

Parque Nacional Lovcen e do Lago Skadar

De Zabljak desci de Van até a Baia de Kotor, ponto de partida para conhecer os outros dois Parques Nacionais, o Parque Nacional Lovcen e o Parque do Lago Skadar. Para chegar até esses dois Parques peguei um tour  que saia do Hostel Old Town Kotor que tbém incluia Cetinje  e Budva. Indico!

IMG_5285Lovcen-Mausoleu
Parque Lovcen- Vista do Alto
Skadar-Lakeblog
Lago Skadar- vista da estrada

Gostou? Me conta, deixe seu comentário aí embaixo, por favor.

bjs

 

 

Fernanda Moretzsohn

Olá, eu sou a Fernanda. Mãe de três. Casada. Viciada em leitura e café. Apaixonada por aventuras e natureza. Adoro malhar e sentar no chão. Detesto água fria, shoppings e fazer compras. Acho que temos o suficiente e que perdemos muito do nosso precioso tempo de vida com compromissos desnecessários e preocupações fúteis. Sou consumista, de viagens. Quando aparece uma chance faço uma malinha enxuta e embarco! No avião, trem, carro ou canoa, tanto faz. Melhor ainda se for a pé. Adoro compartilhar o que tem nesse nosso mundão com você. Me acompanha?

2 comentários sobre “Você gosta de natureza? Conheça os Parques Nacionais de Montenegro!

  • Daniel Bizon 10 de abril de 2016 at 13:29 Reply

    Muito top. Ficou muito legal o post! Excelente sugestão!

    • Fernanda Moretzsohn 10 de abril de 2016 at 20:10 Reply

      Dani,

      Só podia ser vc….obrigada pelo estímulo! abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *