Jardin Majorelle em Marraquexe: o refúgio de Yves Saint Laurent

 

Jacques Majorelle, o criador do Jardin Majorelle

O pintor francês orientalista Jacques Majorelle era um amante de viagens. Em 1910 descobriu o mundo do islã no Egito, suas cores, luzes e  costumes. Foi o início de sua paixão pela África.

Em 1917 foi convidado por Marshal Lyaute para visitar Marrakech. Seduzido pela cidade, em 1923  se mudou para lá e adquiriu um vasto palmeiral, onde hoje se localiza o Jardin Marjorelle.

Em 1931, contratou o arquiteto Paul Sinoir para construir seu estúdio em estilo Art Deco, com paredes em um tom de azul cobalto, denominado posteriormente de azul majorelle. Ao redor do estúdio foi projetado um jardim, composto de plantas exóticas e espécies raras coletadas em suas viagens. Em 1947 abriu seu espaço para o público, mas após sua morte o local caiu no abandono.

Yves Saint Laurent

Não é a toa que o endereço desse relaxante lugar é a Rue Yves Saint Laurent.

Tudo começou em 1980, Yves Saint Laurent e Pierre Bergé (empresário, cofundador da marca YSL, sócio do estilista e seu parceiro afetivo) adquiriram a propriedade.

O estilista argelino encontrava paz e refugio no jardim, após seus estressantes desfiles.

O Marrocos que YSL conheceu em 1966 teve grande influencia no seu trabalho. Combinações de cores como laranja com roxo, rosa com vermelho, foram inspiradas em trajes dos marroquinos.

Muros de azul  cobalto e tanques com nenufares misturam-se aos cactos, bambuzais , palmerais e agaves.

Após a morte do estilista por câncer cerebral em 2008, o Jardim Majorelle passou à Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent. Atualmente é administrado pela Fundação Jardin Majorelle.

Memorial em homenagem a Yves Saint Laurent

O famoso estilista argelino  escolheu o Jardin Majorelle para repousar por toda a eternidade. Suas cinzas foram distribuídas nesse “oásis” de paz e tranquilidade.

No local onde foi o ateliê de Jacques Majorelle, funciona um museu berbere.

Estúdio de pintura de Jacques Majorelle onde atualmente funciona o Museu Berbere.

Um shopping-boutique vende peças exclusivas Yves Saint Laurent a preços condizentes com a grife.

Em um ambiente estão expostos cartões que YSL fazia todo ano e enviava para clientes e amigos. Destaque para Moujik, seu cachorrinho.

Quando estiver cansado da vibrante Marrakech, com suas buzinas de lambretas, assédio dos vendedores, cheiros e cores intensas, você já sabe onde ir.

Dicas e informações importantes

O Jardin Majorelle fica na Nouvelle Ville, ou seja, fora da Medina. Para chegar lá pegue um petit taxi

Custo da entrada incluindo o museu berbere é 100 dihrans (~10 euros).

Não deixe de tomar pelo menos um chá de menta na cafeteria local, vale a pena sentar por uns minutos e apreciar o ambiente.

Cafeteria do Jardin Majorelle

O horário de funcionamento é das  9 às 17 horas. Deixe pelo menos 3 horas (ou um meio período) para a visita, vale muito a pena!

Hospedagem em Marrakech

Riad Andalla foi nossa escolha de hospedagem em Marrakech. Super bem localizado e com anfitriões nota dez! Preço bacana (uns 50 euros/dia para casal).

Clique no nome do hotel que será redirecionado à página do booking. Voce pode fazer sua reserva por aqui, se quiser, que é o mesmo valor do site.

Já curtiu a minha fanpage? Te espero por lá 🙂

www.facebook.com/malaenxuta

Insta: @ malaenxuta

Gostou do post? Qq dúvida deixa aí nos comentários que respondo com carinho, viu?

 

 

 

 

Fernanda Moretzsohn

Olá, eu sou a Fernanda. Mãe de três. Casada. Viciada em leitura e café. Apaixonada por aventuras e natureza. Adoro malhar e sentar no chão. Detesto água fria, shoppings e fazer compras. Acho que temos o suficiente e que perdemos muito do nosso precioso tempo de vida com compromissos desnecessários e preocupações fúteis. Sou consumista, de viagens. Quando aparece uma chance faço uma malinha enxuta e embarco! No avião, trem, carro ou canoa, tanto faz. Melhor ainda se for a pé. Adoro compartilhar o que tem nesse nosso mundão com você. Me acompanha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *